O que são os Parabenos?

O QUE SÃO OS PARABENOS?

 

Pois é!

Milhares de pessoas fazem uso do parabenos, possivelmente uma ou duas vezes por dia, algumas até mais.

Mas você sabe o que são os parabenos, onde eles estão e os efeito dos mesmos em nossa saúde?

Meu nome é Niceia, sou cabeleireira, técnica em tratamentos capilares, e hoje venho falar de algo que se deve saber na hora de escolher os produtos que você não abre mão. E como eu costumo dizer, usa quem quer.

Vem comigo!

simbolo do parabenos e caveiras
parabenos são prejudiciais a saúde

Segundo fontes ligadas a área de cosméticos só o brasil consumirá cerca de 50 bilhões de reais ate o ano de 2015 e está a crescer cerca de 5% ao ano.

Existem muitas empresas que ainda não estão regulamentadas na anvisa que também faturarão os seus milhões mas que não entraram nesta estatística.

Pois bem!

Os Parabenos estão presentes nas composições de quase todos os produtos cosméticos que utilizamos nos nosso dia a dia.  O Butylparaben, Ethylparaben, Methylparaben, Isobutylparaben e Propylparaben são encontrados em vários produtos, você com certeza já deve ter lido no rótulos daqueles seus cosméticos preferidos alguns deste nomes.

lavando um cabelo
Mascára de hidratação sem parabeno

Desde desmaquilhantes, champôs, cremes de barbear, pasta de dentes, hidratantes faciais e corporais entre outros.

São produtos químicos que atuam como conservantes, prolongando o prazo de validade dos produtos seja eles cosméticos ou até alimentar, e inibi o crescimento de bactérias.

Os Parabenos são usados em dezenas de milhares de produtos. Poderia assim ser considerado um ótimo produto já que ele conserva e protege os cosméticos e alimentos. Mas infelizmente não é.

Qual é então o problema dos Parabenos?

O problema se deve ao fato de que a estrutura química do Parabeno é similar  ao estrogênio; Agencias americanas ligadas a esta área, declararam ter sido provado que todos os tipos de parabeno têm efeitos de desregulação endócrina. Quando os produtos que contêm Parabenos são aplicados na sua pele, estes são absorvidos pelo seu corpo e podem ser confundidos com o estrogênio, perturbando o sistema endócrino; o estrogênio em demasia – ou imitadores de estrogênio – podem causar grandes problemas incluindo aumento de peso, retenção de líquidos, depressão e possivelmente até cancro.

Com tanta alternativa no mercado de produtos sem este tais químicos, não vale a pena correr este risco pois não?

Num próximo artigo vou explorar um pouco mais sobre o assunto e listar as principais diferenças entre os cosméticos com e sem parabenos e porque muitas pessoas preferem correr os risco mas não abre mão dos seus químicos prediletos.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s