Você conhece o seu cabelo?

  •  Existe diversos tratamentos capilares, desde uma simples hidratação ate os mais sofisticados alinhamentos e alisamentos. No entanto você conhece o seu cabelo.

Assim como a nossa pele, nosso cabelo também precisa de cuidados que vão alem de lavar e secar. São cuidados específicos para poder prevenir e minimizar os danos. Primeiramente e preciso entender como que ocorrem os danos nos fios, estes normalmente são causados por traumas mecânicos e químicos, que alteram a estrutura física da fibra capilar.

  • A fibra capilar e constituída por três camada:

Cutícula, córtex e medula.

  • Vamos conhecer cada uma delas?

A cutícula: camada mais externa, é a camada visível do cabelo e é responsável pela força, maleabilidade, brilho, textura e maciez dos fios. A cutícula pode ser danificada por meios químicos como a descoloração, coloração, ou mecânicos como os elásticos de cabelo, secadores, modeladores térmicos(Chapinha e ferro Marcel) E os fatores ambientais, como a exposição à luz solar, a poluição, o vento e a água do mar ou de piscina.
O córtex: fornece força ao eixo do cabelo e determina a cor e a textura. O córtex pode se dizer que é o coração do cabelo. E é no córtex que se encontra as soluções salinas, enxofre, e hidrogênio, responsáveis pela mudança do fio.
A medula: é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.

  • Uma maneira de saber se seu cabelo esta saudável é observar se o cabelo tem brilho, macies, elasticidade.
    Um cabelo que brilha, é sinônimo de cabelo saudável, pois o brilho nada mais é que a luz refletida sobre a estrutura lisa do fio, como se fosse um espelho. Quando o cabelo esta danificado este não retém nem água nem as proteínas essenciais , como tal, as cutículas ficam aberta não refletindo a luz dando ao fio um aspecto opaco e sem vida, se tornando elétrico, embaraçando facilmente e quebrando.
cabelo danificado
escala de danos ao cabelo

Cuidados ao lavar

  1. O shampoo contem agentes aniônicos o qual tem como intuito de retirar todos os resíduos de produtos e oleosidades dos fio. Um cabelo sujo esta repleto de poeira e oleosidade e esta mistura não é solúvel em água, precisando assim do shampoo para retira-las, no fim o cabelo fica com as cutículas aberta, sendo então importante que se faça uso de um condicionador.
  2. Os condicionadores contêm em sua formula agente catiônicos que formam uma película sobre o fio, conferindo brilho e macies ao cabelo. Quando o cabelos esta muito danificado temos de recorrer a Mascaras capilar, com moléculas mais pequenas para que consigam chegar ao mais profundo na fibra capilar e logo a seguir finalizar com o condicionador para garantir que todos os agentes hidrantes das mascaras fiquem no cabelo.

 

Para este artigo não ficar ainda maior, vou voltar com dicas simples que fazem toda a diferença em ter cabelos saudáveis ou não. Muitas pessoas pensam que para ter cabelos bonitos tem de se usar produtos caros, não deixa de ter alguma razão, matéria prima de qualidade é caro e este preço acaba sendo repassados ao consumidor, no entanto não basta ter produtos de qualidade e não saber usa-los.

Um abraço a todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s